sábado, 15 de outubro de 2011

SANTO ANTÓNIO DO CARRASCAL


Levantava-se esta Ermida no monte do Carrascal, ...

6 comentários:

  1. Um texto do Senhor Basílio! Tão querido que ele era!
    Não sabia nada disto porque não sou leiriense, embora cá viva (algo contrariada) há 37 anos. Mas gosto da cidade, especialmente da parte histórica. E gosto de saber estas coisas. Além de que adoro azulejos!

    Obrigada por dar a conhecer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois eu, que sou leiriense, embora a viver em Lisboa há mais de 40 anos, tb não conhecia este Stº António; dei com ele quando, noutro dia, tive que ir ao Cemitério. E, por causa dos azulejos (que tb. são uma das minhas perdições)parei para fotografar.
    De resto, estou em crer que a Carol, por cá há 37 anos, saberá mais de Leiria do que eu.
    Bjinho
    O.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, antes de aproveitar o resto da manhã a começar a preparar um bocadito do quintal/jardim,
    ontem tive o privilégio e participar duma visita guiada desde a Igreja da Pena/Castelo de Leiria, passando pela Igraja de S. Pedro (está muito bem, depois de requalificada) e Sé Catedral de Leiria.
    O Prof. Dr. Saul Gomes, ilustre hostoriador, investigador, professor (tamém foi prof. da minha filha Inês na UC Coimbra, já lá vão uns 20 anos +) deu-nos, de cor e saltado, uma lição de sapiência, nestes três locais, que um regalo ouvi-lo.

    E confirmei a opinião do Snr. Basílio. Lá está o arco que veio da Capela de Sto. António Do Carrascal. Tirei uma foto porque fiquei entusiasmado. Há que tempos que eu ando às voltas com o mistério daquela capelinha de Sto. António do Carrascal.

    Aqui, neste excelente blogue, já tive oportunidade de ver a foto reproduzida no IP, no princípio do séc. XX. A verdade é que não se entende como é que se passou aquele arco (manuelino?) para a Igreja da Pena. A verdade é que a Igreja da Pena tem uma história muito misteriosa e algo confusa. Parece que ainda falta investigar muito mais.
    E, acima de tudo, justificava-se que já se tivessem gasto alguns milhares de euros (daqueles que se se desviaram para fins menos próprios, na altura das vacas gordas da nossa entrada para a UE, por exº) na sua preservação. Um património, uma parte da nossa alma de Portugueses e Leirienses, que está em risco!

    Bj
    António

    ResponderEliminar
  4. Aditamento ao meu comentário anterior:
    http://dispersamente.blogspot.com/2007/06/santo-antnio.html

    Seguindo este link pode ler-se mais sobre esta capela.

    Também vou fazer referência a este post no que, nesta data, registei no meu blogue acerca da visita guiada às Igrejas, da Pena, de S. Pedro e à Sé de Leiria.

    Bj
    António

    ResponderEliminar
  5. Não sei, não! Enfiei-me na D. Dinis (a escola)a tempo inteiro e entreguei-me aos alunos, à direcção da escola, às minhas filhas, que nasceram, por cá e pronto! Pouco tempo restou para conhecer Leiria. Além de que as pessoas são muito fechadas. Há, sempre houve, um grande hermetismo nesta terra.

    (Também adoro azulejos!)

    Beijinho

    ResponderEliminar